TEMÁTICA


“Uma boa teoria deve satisfazer a dois requisitos: Precisa descrever com precisão um número razoável de observações, com base em um modelo que contenha poucos elementos arbitrários; e deve prever com boa margem de definição resultados de observações futuras. Qualquer teoria é sempre provisória, no sentido de que é apenas uma hipótese, você nunca poderá prová-la em definitivo. Não importa quantas vezes os resultados das experiências estejam de acordo com algumas teorias, não se pode ter certeza de que a próxima vez o resultado não irá contradizê-las. Por outro lado, você pode refutar uma teoria por encontrar uma única observação que não concorde com as suas previsões”

Stephen Hawking (Uma Breve História do Tempo)

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico.

Consulte sempre um profissional da saúde.

10 de nov. de 2009

ODONTOLOGIA X BULIMIA


ODONTOLOGIA X BULIMIA
Pessoas com bulimia, para evitar o ganho de peso com esse episódio de compulsão alimentar, costumam usar métodos inadequados de compensação, acreditando que desta forma poderão proporcionar a perda de peso, com a auto-indução de vômitos, abuso de diuréticos e laxantes, moderadores de apetite, atividade física excessiva, entre outros (quando não, a morte)
Esses métodos traz prejuízos físicos consideráveis ao indivíduo, como alterações do sistema gastrintestinal (esofagite, gastrite, sangramentos intestinais), alterações dentárias, alterações hormonais e principalmente psíquicas, como a depressão e ansiedade.
Especificamente na odontologia há algumas descrições de cáries dentárias e desgastes por causa do suco gástrico e aumento das parótidas, devido aos vômitos constantes.
Materia publicada no Jornal da APCD-São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário