TEMÁTICA


“Uma boa teoria deve satisfazer a dois requisitos: Precisa descrever com precisão um número razoável de observações, com base em um modelo que contenha poucos elementos arbitrários; e deve prever com boa margem de definição resultados de observações futuras. Qualquer teoria é sempre provisória, no sentido de que é apenas uma hipótese, você nunca poderá prová-la em definitivo. Não importa quantas vezes os resultados das experiências estejam de acordo com algumas teorias, não se pode ter certeza de que a próxima vez o resultado não irá contradizê-las. Por outro lado, você pode refutar uma teoria por encontrar uma única observação que não concorde com as suas previsões”

Stephen Hawking (Uma Breve História do Tempo)

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico.

Consulte sempre um profissional da saúde.

26 de nov. de 2009

SEXO DURANTE A GRAVIDEZ, SERÁ QUE PODE?


Uma terapeuta sexual tira todas as suas dúvidas sobre o tema
Para saber o que pode e o que não pode na cama durante a gravidez, Minha Vida entrevistou a ginecologista, obstetra e terapeuta sexual Jaqueline Brendler. Confira!

1.MinhaVida: O que é permitido em cada fase da gestação?
Dra. Jaqueline Brendler: Se a gravidez é saudável, todas as práticas sexuais sexo vaginal, oral e anal são permitidas. Nos primeiros três meses, os enjôos podem reduzir o bem-estar e o desejo sexual da mulher. O mesmo pode acontecer no oitavo e no nono mês, por causa do volume da barriga e do desconforto na coluna lombar.

2.MinhaVida: Que problemas podem restringir a vida sexual da grávida?
JB:Sangramento ou ameaça de aborto, comum nos 3 meses iniciais, ou descolamento da placenta. A dilatação precoce do colo uterino e os casos de pressão alta surgida nessa fase também pedem cautela.

3.MinhaVida: Nesses casos é proibido qualquer contato sexual?
JB: Nessas situações, o médico proíbe a penetração, mas com freqüência libera o jogo erótico e as carícias em alguns casos, até orgasmo pode. Se ao proibir o obstetra não mencionar isso, a grávida deve perguntar. Assim, o casal continua se relacionando sexualmente de um jeito diferente, mas que pode ser muito prazeroso.

4.MinhaVida: Existem posições mais adequadas?
JB:No início da gestação, todas as posições são confortáveis. À medida que o abdômen cresce, aumenta o desejo pela posição lado-a-lado ou por trás, que evita o contato com a barriga -- dimuindo o desconforto.
Outra posição para grávidas que estão dentro do peso ideal é aquela na qual o casal fica de frente um para o outro, com o quadril e as pernas dela elevados, e os pés apoiados nos ombros dele ou na altura dos cotovelos do homem.

5.MinhaVida: Manter relações nas últimas semanas da gestação estimula o parto?
JB: Isso é mito. Cada bebê tem o seu momento. O exercício da sexualidade fortalece o casal e os encoraja a enfrentar juntos o parto e os cuidados com o bebê. É saudável ter relações sexuais com penetração vaginal até antes do início das contrações e da ruptura da bolsa amniótica.

Qual a melhor dica que você já recebeu para levar adiante
uma gravidez tranqüila?

Nenhum comentário:

Postar um comentário