TEMÁTICA


“Uma boa teoria deve satisfazer a dois requisitos: Precisa descrever com precisão um número razoável de observações, com base em um modelo que contenha poucos elementos arbitrários; e deve prever com boa margem de definição resultados de observações futuras. Qualquer teoria é sempre provisória, no sentido de que é apenas uma hipótese, você nunca poderá prová-la em definitivo. Não importa quantas vezes os resultados das experiências estejam de acordo com algumas teorias, não se pode ter certeza de que a próxima vez o resultado não irá contradizê-las. Por outro lado, você pode refutar uma teoria por encontrar uma única observação que não concorde com as suas previsões”

Stephen Hawking (Uma Breve História do Tempo)

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico.

Consulte sempre um profissional da saúde.

9 de ago. de 2010

Salto alto causa danos ao corpo da mulher, segundo estudo

Uso prolongado de salto alto aumenta risco de degeneração articular e artrose
por Redação Galileu

Um estudo da Universidade do Iowa, nos Estados Unidos, indica que o uso de sapatos de salto alto pode causar danos à saúde da mulher. Segundo o estudo, os sapatos colocam muita pressão sobre o joelho, aumentando o risco de degeneração articular e artrose.

"Todo mundo sabe que o salto alto é ruim", afirma Danielle Barkema, biomecânica responsável pelo estudo. "Mas quanto maior o salto, maior é o risco de desenvolvimento de artrose", afirmou a cientista, citada pelo site Discovery News.
Quando comparado a andar sem sapatos, a pesquisa apontou que as mulheres que usam salto sofrem uma maior compressão no interior do joelho. Na pesquisa de Barkema, foram usados sapatos com saltos de 5 cm e 7,5 cm. No laboratório, os pesquisadores usaram sensores, câmeras e outros equipamentos para medir as forças e ondas de choque nos pés das mulheres, com idades entre 18 anos e 40 anos, enquanto elas caminhavam em cada tipo de sapato.

Entre os resultados, foi constatado que caminhar com salto alto altera a postura das mulheres, causando a inclinação do tornozelo para dentro e desestabilizando as articulação. Houve também carga significativamente maior no joelho, especialmente quando o salto de 7,5 centímetros era testado.
Em outro estudo, publicado em junho no Journal of Experimental Biology, cientistas do Reino Unido constataram que mulheres que usavam salto alto pelo menos cinco vezes por semana tinham os músculos da panturrilha 13% menores que as mulheres que usavam sapatos baixos ou tênis. Os cientistas também notaram que o tendão de Aquiles das mulheres que usavam salto era mais rígido e grosso que o das mulheres que não usavam.
O autor do estudo britânico, o cientista Marco Narici, da Manchester Metropolitan University, afirma que os resultados explicam o motivo pelo qual mulheres que usam salto sentem dor na panturrilha quando tentam caminhar sem sapatos. O uso regular de salto alto, diz Narici, pode deixar a mulher "menos eficiente em atividades que requerem sapatos planos, como corrida".
Narici admite, no entanto, que não é viável sugerir que todas as mulheres parem de usar salto alto. "Nunca funcionaria", disse, em entrevista à Discovery News. O cientista recomenda apenas a prática regular de exercícios de alongamento, como ficar na ponta dos pés em um degrau e relaxar o calcanhar e tendão de Aquiles com o peso do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário