TEMÁTICA


“Uma boa teoria deve satisfazer a dois requisitos: Precisa descrever com precisão um número razoável de observações, com base em um modelo que contenha poucos elementos arbitrários; e deve prever com boa margem de definição resultados de observações futuras. Qualquer teoria é sempre provisória, no sentido de que é apenas uma hipótese, você nunca poderá prová-la em definitivo. Não importa quantas vezes os resultados das experiências estejam de acordo com algumas teorias, não se pode ter certeza de que a próxima vez o resultado não irá contradizê-las. Por outro lado, você pode refutar uma teoria por encontrar uma única observação que não concorde com as suas previsões”

Stephen Hawking (Uma Breve História do Tempo)

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico.

Consulte sempre um profissional da saúde.

17 de set. de 2010

Aréolas do seio




Mulheres japonesas nuas
(Padrão japonês)
COLORAÇÃO E FUNÇÃO
Em anatomia , uma aréola aréolas plural, ou "pouco para trás" (diminutivo de latino- área,"lugar aberto") é qualquer área circular, como a cor da pele em torno do mamilo (areola mamas),
Uma das razões para a cor da aréola ser diferente do resto da mama é a de que delineia os condutos das glândulas mamárias. A inspeção cuidadosa do mamilo de uma mulher madura vai revelar várias pequenas aberturas dispostas radialmente em torno da ponta do mamilo ( ductos lactíferos ) onde o leite é liberado durante a lactação . Outras pequenas aberturas na aréola são glândulas sebáceas , conhecido como glândulas de Montgomery , que fornecem a lubrificação para proteger a área ao redor do mamilo e ajudar na sucção e bombeamento do leite. Estas podem ser vistas acima da superfície da aréola, dando a aparência de granulações. Este tecido, além de apoiar o fluxo de leite, também carrega o peso do esforço físico que a amamentação envolve.
Outra razão para a sua cor vem de uma abundância de dois polímeros: a eumelanina (pigmento marrom) e feomelanina (pigmento vermelho. O montante geneticamente dirigido destes pigmentos determina a cor da aréola. Elas podem variar do amarelo claro ao quase preto, mas geralmente tendem a ser mais claras entre as pessoas com tons de pele mais clara e mais escura entre as pessoas com tons de pele mais escura.
Além disso, foi alegado que uma razão evolutiva para a cor diferente é fazer com que a área do mamilo mais visível para a criança.
As aréolas também pode mudar de cor ao longo do tempo em resposta às mudanças hormonal causadas pela menstruação ; ação de certos medicamentos e o envelhecimento. Mais concretamente, a aréola pode escurecer substancialmente durante a gravidez, alguma regressão para a cor original pode ocorrer depois que o bebê nasce, porém, isso varia de indivíduo para indivíduo.
TAMANHO E FORMA
O tamanho e a forma da aréola é variável. O das mulheres sexualmente maduras, geralmente são maiores que as dos homens e das meninas (pré-púberes). As aréolas são normalmente de forma circular, mas muitas mulheres e alguns homens têm areolae que são visivelmente elíptica .
A aréola da maioria dos homens é de cerca de 25 mm (1 pol) de diâmetro , enquanto a das mulheres sexualmente maduras podem variar até 100 mm (4 pol) ou mais de diâmetro, com tamanho médio de cerca de 30 mm (1,2 pol.) As aréolas das mulheres que estão amamentando ou que tenham seios especialmente grandes podem ser ainda maiores

BELEZA E PAPEL SEXUAL
Ao lado de sua precípua função fisiológica, também desempenham os seios um importante papel sexual, em muitas culturas da humanidade.As mamas estão muito ligadas à auto-imagem da mulher, isso significa que são comuns que determinados padrões de beleza sejam impostos a ela. A conotação sexual está ligada ao fato da amamentação.
Nas sociedades ocidentais, sobremodo nas que possuem maior desenvolvimento tecnológico, os homens sentem-se atraídos por seios de grande tamanho. Outros, porém, preferem-nos de tamanho menor, mais firmes. Na realidade, tamanho e forma, assim como sua consistência, não têm qualquer relação com a capacidade dos seios em produzirem leite com eficácia.
Fonte:
en.wikipedia.org
Mustafá Jarouche
Akira Gomi (foto)
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário