TEMÁTICA
“Uma boa teoria deve satisfazer a dois requisitos: Precisa descrever com precisão um número razoável de observações, com base em um modelo que contenha poucos elementos arbitrários; e deve prever com boa margem de definição resultados de observações futuras. Qualquer teoria é sempre provisória, no sentido de que é apenas uma hipótese, você nunca poderá prová-la em definitivo. Não importa quantas vezes os resultados das experiências estejam de acordo com algumas teorias, não se pode ter certeza de que a próxima vez o resultado não irá contradizê-las. Por outro lado, você pode refutar uma teoria por encontrar uma única observação que não concorde com as suas previsões”
Stephen Hawking (Uma Breve História do Tempo)
As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico.
Consulte sempre um profissional da saúde.
28 de nov. de 2010
CONHEÇA ALGUNS TIPOS DE CIRURGIA ÍNTIMA
Segundo ela, as queixas mais comuns das mulheres no que se refere à intimidade são o volume da região pubiana, conhecida como "monte de Vênus", e dos lábios vaginais.
As cirurgias realizadas na região genital costumam ser simples, feitas com anestesia local e quase sempre não exigem internação. Assim como qualquer plástica, há dor e desconforto nos primeiros dias e, dependendo do tipo de operação, é preciso ficar até 60 dias sem relações sexuais.
CONHEÇA ALGUNS TIPOS DE PROCEDIMENTOS
LABIOPLASTIA - para reduzir ou redefinir os pequenos ou grandes lábios vaginais. Indicada em casos de flacidez, hipertrofia (volume excessivo) ou problemas de má-formação. Em casos de murchamento, utiliza-se um enxerto de gordura extraída da própria paciente para preencher os grandes lábios.
PERINEOPLASTIA - cirurgia para reconstruir a musculatura da região, que pode ficar alterada após sucessivos partos naturais ou com a idade. Muitas vezes é feita pelo próprio obstetra. O problema muitas vezes provoca a queda da bexiga e causa incontinência urinária, além de interferir na vida sexual.
ESTREITAMENTO DO CANAL VAGINAL- também indicada nos casos em que houve alargamento devido a sucessivos partos naturais ou com a idade e que a perda de elasticidade interfere no sexo.
LIPOASPIRAÇÃO NO 'MONTE DE VÊNUS"- procedimento para eliminar o excesso de gordura na região púbica. Em geral, são necessárias duas ou três incisões, de menos de um centímetro cada.
Clareamento vaginal - cirurgia para amenizar o escurecimento dos lábios vaginais, que pode ter causa hormonal ou uma característica natural da mulher. Parte da mucosa em que estão concentrados os pigmentos é retirada.
TRANSPLANTE DE PÊLOS - indicada para mulheres que apresentam redução de pêlos na região púbica devido a problemas hormonais ou cesáreas.
CLITORIPLASTIA- pouco comum, a cirurgia é indicada para reconstituição do clitóris em casos de circuncisão feminina, ou quando, por problemas de má-formação, o clitóris fica encoberto, prejudicando o prazer sexual.
HIMENOPLASTIA - a reconstituição do hímen é um procedimento simples, em que o cirurgião usa um retalho extraído da mucosa vaginal da própria paciente. Médicos têm opiniões diferentes sobre os casos em que a operação se justifica.
Fontes: Natale Gontijo de Amorim (cirurgiã plástica - RJ)), Murilo Caldeira Ribeiro (cirurgião plástico - SP), Marcos Desidério Ricci (ginecologista - SP) e Michael Goodman (ginecologista e cirurgião - CA, EUA)
Tatiana Pronin
Editora do UOL Ciência e Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário