TEMÁTICA


“Uma boa teoria deve satisfazer a dois requisitos: Precisa descrever com precisão um número razoável de observações, com base em um modelo que contenha poucos elementos arbitrários; e deve prever com boa margem de definição resultados de observações futuras. Qualquer teoria é sempre provisória, no sentido de que é apenas uma hipótese, você nunca poderá prová-la em definitivo. Não importa quantas vezes os resultados das experiências estejam de acordo com algumas teorias, não se pode ter certeza de que a próxima vez o resultado não irá contradizê-las. Por outro lado, você pode refutar uma teoria por encontrar uma única observação que não concorde com as suas previsões”

Stephen Hawking (Uma Breve História do Tempo)

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico.

Consulte sempre um profissional da saúde.

13 de dez. de 2010

CIGARRO É PREJUDICIAL ÀS CRIANÇAS ATÉ LONGE DE FUMANTES



Fumaça contaminada pode passar por sistema de ventilação e pelas paredes

Criança com máscara protetora
(Jupiterimages)
"É surpreendente ver esses resultados e perceber que muitos pais não têm como controlar o fumo passivo na sua própria casa"
Karen Wilson, pesquisadora
Os fumantes não precisam estar perto de crianças para fazê-las sofrer com o cigarro. Um estudo recente mostra que elas estão expostas às consequências do fumo passivo mesmo que ninguém da família fume. E o tipo de casa onde elas moram têm forte influência nesse resultado.
A partir de um exame laboratorial, os cientistas puderam medir a quantidade de tabaco existente no sangue de crianças que vivem em prédios e concluíram que mais de 84% delas estão expostas à fumaça do cigarro, que passa de um apartamento a outro por meio de pequenos furos nas paredes ou até mesmo pelo sistema de ventilação do edifício. Entre as que moram em casas geminadas, o índice de contaminação é de 80%, enquanto em residências tradicionais, a taxa cai para 70%. A pesquisa foi realizada com 6.000 crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos.
Consequências - Especialistas enfatizam que não existem níveis seguros de exposição ao tabaco. Quem fica exposto ao fumo passivo têm maior risco de desenvolver várias doenças, como complicações respiratórias, asma e síndrome da morte súbita infantil. O estudo, feito por cientistas da Universidade de Rochester, do MassGeneral Hospital for Children e pela Academia Americana de Pediatria, é o primeiro que mostra uma evidência significativa sobre essa relação.
“Os pais tentam proteger seus filhos de vários perigos, como o cigarro. É surpreendente ver esses resultados e perceber que muitos pais não têm como controlar o fumo passivo na sua própria casa”, destaca Karen Wilson, autora do estudo e professora de pediatria da Universidade de Rochester. “Em geral, os fumantes costumam ser bastante respeitosos ao não expor crianças e não-fumantes à fumaça em ambientes fechados. Essa pesquisa vai ajudar a promover a noção de que não é aceitável de jeito nenhum fumar em ambientes fechados, mesmo que em seu próprio apartamento, porque a fumaça consegue chegar ao corpo de crianças que vivem em outras moradias”, completou Jonathan Winickoff, do MassGeneral Hospital for Children.
A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira na edição online do periódico científico Pediatrics.

Nenhum comentário:

Postar um comentário