TEMÁTICA


“Uma boa teoria deve satisfazer a dois requisitos: Precisa descrever com precisão um número razoável de observações, com base em um modelo que contenha poucos elementos arbitrários; e deve prever com boa margem de definição resultados de observações futuras. Qualquer teoria é sempre provisória, no sentido de que é apenas uma hipótese, você nunca poderá prová-la em definitivo. Não importa quantas vezes os resultados das experiências estejam de acordo com algumas teorias, não se pode ter certeza de que a próxima vez o resultado não irá contradizê-las. Por outro lado, você pode refutar uma teoria por encontrar uma única observação que não concorde com as suas previsões”

Stephen Hawking (Uma Breve História do Tempo)

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico.

Consulte sempre um profissional da saúde.

16 de fev. de 2011

Bebida alcoólica desregula o sono das mulheres



O consumo da bebida faz com que ela acorde mais vezes durante a noite

Sono leve: ao consumir bebida alcoólica à noite, a mulher tem dificuldades em entrar no sono profundo e acaba acordando mais vezes durante a noite
Sono leve: ao consumir bebida alcoólica à noite, a mulher tem dificuldades em entrar no sono profundo e acaba acordando mais vezes durante a noite (Creatas Images/Thinkstock)
Quando se espalha pela corrente sanguínea, o álcool envia sinais de alerta para o cérebro, avisando que é hora de acordar.
As mulheres são mais propensas a terem uma noite de sono conturbado depois de ingerir bebida alcoólica, quando comparadas a homens. Isso significa que beber uma taça de vinho para relaxar e pegar no sono pode ser uma péssima ideia. De acordo com o estudo realizado pela Universidade de Michigan e publicado no periódicoAlcoholism: Clinical & Experimental Research, mulheres que consomem bebida alcoólica antes de dormir acordam mais vezes durante a noite e perdem cerca de 20 minutos de sono.
Esse tempo até não parece uma grande perda, não fosse um outro estudo britânico recente. Neste, as conclusões apontam no sentido de que a mulher precisa de 20 minutos a mais de sono por noite do que o homem.
Interação - Quando se espalha pela corrente sanguínea, o álcool envia sinais de alerta para o cérebro, avisando que é hora de acordar. Assim, o sono acaba tendo ciclos desregulados e a pessoa tem dificuldade para permanecer na fase REM, considerada a fase do sono profundo. Os pesquisadores suspeitam ainda que a maior sensibilidade feminina à substância deve-se à interação do álcool com os hormônios e a sua ação no metabolismo.
Para chegar aos resultados, os cientistas analisaram dados de 93 voluntários saudáveis - 59 eram mulheres e 34, homens. Todos tinham aproximadamente 20 anos e apenas 29 deles tinham histórico de alcoolismo na família. Entre 20h30 e 22h todos consumiram diversas bebidas, entre não-alcoólicas e alcoólicas. Em seguida, tiveram o sono monitorado das 23h às 7h e responderam questionários sobre a qualidade do sono e as condições em que acordaram. Entre as queixas mais frequentes relatadas pelas mulheres, estavam cansaço pela manhã, baixa qualidade de sono e visão embaçada após o despertar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário