TEMÁTICA


“Uma boa teoria deve satisfazer a dois requisitos: Precisa descrever com precisão um número razoável de observações, com base em um modelo que contenha poucos elementos arbitrários; e deve prever com boa margem de definição resultados de observações futuras. Qualquer teoria é sempre provisória, no sentido de que é apenas uma hipótese, você nunca poderá prová-la em definitivo. Não importa quantas vezes os resultados das experiências estejam de acordo com algumas teorias, não se pode ter certeza de que a próxima vez o resultado não irá contradizê-las. Por outro lado, você pode refutar uma teoria por encontrar uma única observação que não concorde com as suas previsões”

Stephen Hawking (Uma Breve História do Tempo)

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico.

Consulte sempre um profissional da saúde.

16 de jan. de 2010

DERRUBE DEZ MITOS SOBRE A SAÚDE


Quantas vezes ouvimos de nossos avós que seria necessário esperar ao menos uma hora após o almoço para mergulhar no mar ou na piscina? Os mais zelosos proibiam até o banho depois das refeições. Em ambos os casos, havia o receio de uma congestão digestiva. Não existem, porém, estudos que sustentem esses medos. Essas e outras "lendas" reproduzidas exaustivamente pela tradição popular são esclarecidas no livro Não Engula o Chiclete! – Mitos, Verdades e Mentiras Descaradas Sobre o Corpo e a Saúde (WMF Martins Fontes, 232 págs., 34,50 reais). Na obra, os pediatras americanos Aaron Carroll (leia entrevista com o médico) e Rachel Vreeman apresentam 87 crendices, e as desmistificam a partir do cotejamento com as pesquisas científicas. Em alguns casos polêmicos, ressalvam os autores, a posição adotada é a mais aceita pelos especialistas.

1.AS PESSOAS SÓ USAM 10% DA CAPACIDADE DO CÉREBRO?
“Há quem diga até que foi Albert Einstein o primeiro a afirmar que a maioria das pessoas usa apenas 10% do cérebro, e que ele era um gênio porque usava mais o cérebro do que o restante de nós (...). Muitas pesquisas com pacientes portadores de lesões cerebrais sugerem que danos causados em praticamente qualquer parte cérebro têm efeitos específicos e duradouros sobre as capacidades do ser humano. Se o mito dos 10% fosse verdadeiro, não haveria nenhum problema em lesionar várias regiões do cérebro. (...) Diferentes tipos de procedimentos para obter imagens do cérebro, incluindo tomografias computadorizadas, ressonância magnética e até mesmo técnicas mais detalhadas, demonstram que nenhuma área do cérebro fica completamente inerte ou inativa. (...) Nem mesmo estudos sobre o metabolismo das células que analisam como as partes do cérebro metabolizam ou processam substâncias químicas, revelam áreas adormecidas”

2.SE VOCÊ RASPAR SEUS PELOS, ELES CRESCEM MAIS RÁPIDOS?
“Se você é mulher e tem um pouco mais de buço do que gostaria, provavelmente sempre achou que raspando esses pelos eles crescem mais escuros e mais grossos que antes. E sua mãe talvez tenha avisado, na primeira vez que você quis raspar as pernas, que os pelos voltariam - piores. (...) Há várias pesquisas científicas comprovando que os pelos raspados não crescem mais escuros do que antes. (...) Como os pelos raspados não têm a aparência delgada do pelo não raspado, eles parecem mais grossos (mesmo não sendo). E também podem dar a sensação de mais ásperos por causa da ponta afilada. Além disso, os pelos novos que estão crescendo ainda não tiveram a oportunidade de clarear pela ação do sol, por isso, no começo são mais escuros do que os pelos existentes.”

3.LER COM LUZ FRACA PODE PREJUDICAR A VISÃO?
“É certo que pouca iluminação pode dificultar o foco e também diminuir o número de vezes que você pisca, causando desconforto aos olhos porque eles ficam ressecados e você os mantém abertos mais tempo do que devia. Entretanto, a verdade é que os efeitos desse esforço ocular não duram. Assim que a iluminação volta a ser adequada, esses efeitos desaparecem. (...) Embora ler nessa condição tencione os olhos com o acúmulo de efeitos negativos temporários, é improvável que isso cause uma mudança permanente no funcionamento ou na estrutura ocular.”

4.DESODORANTE ANTITRANSPIRANTE CAUSA CÂNCER DE MAMA?
“Um dos mitos mais populares é que o uso de desodorante antitranspirante pode causar câncer de mama. A ideia por trás disso é que esses produtos impedem o corpo de eliminar as toxinas por meio do suor. Elas então ficam retidas nos nodos linfáticos, onde podem causar câncer ao induzir mutações no DNA das células. (...) Não existem estudos científicos publicados que corroborem essa ideia de que os antitranspirantes causam câncer de mama. Em especial, pesquisas envolvendo milhares de pessoas não constataram associação nenhuma entre o uso de antitranspirante e o câncer de mama.”

5.ESTALAR AS ARTICULAÇÕES DAS MÃOS CAUSAM ARTRITE?
“Aqueles que gostam de estalar as articulações dos dedos das mãos não têm mais chance de ter artrite que as demais pessoas. Em pesquisas sobre o funcionamento das mãos em adultos e em estudos com idosos com ou sem artrite, os portadores da doença não tinham tido o irritante hábito de estalar as juntas dos dedos (...) Mas também existem outros bons motivos para não fazer isso: estalar as juntas dos dedos favorece o inchaço das mãos e reduz a força manual. (...) A literatura médica também contém relatos de lesões nos dedos causadas pelo hábito de estalar as juntas.”

6.PILULAS ANTICONCEPCIONAIS NÃO FUNCIONAM SE VOCÊ TOMA ANTIBIOTICOS?
“Embora sua avó ou aquela querida vizinha do outro lado da rua possam ter excelentes ideias sobre métodos infalíveis para conceber um menino, os cientistas, na prática, só têm discutido um único método de escolha de sexo. Em particular, os cientistas têm estudado se o sexo do bebê pode ser determinado com base na época da relação sexual e o período em que a mulher está ovulando. (...) Infelizmente, quanto mais os cientistas estudam essa questão, menos consistentes se mostram os resultados.”

7.SE A RELAÇÃO SEXUAL OCORRER NO MEIO DO CICLO MESNTRUAL, O BEBE SERÁ DO SEXO MÁSCULINO?
“A maior parte das vezes, seu estômago não consegue quebrar as moléculas da goma da mesma maneira como faz com os alimentos. O açúcar e outros adoçantes do chiclete podem ser absorvidos, mas as ceras, resinas e elastômeros resistem ao poder dos sucos gástricos que tentam rompê-los. Entretanto, seu aparelho digestivo tem outra maneira de lidar com as coisas que estão na sua barriga. (...) O trato digestivo simplesmente continua empurrando essas coisas intestinos afora, até que elas saiam por outra extremidade. Em geral, o chiclete acaba no vaso sanitário, um ou dois dias após ter sido engolido, expelido pelo movimento peristáltico que empurra substâncias existentes nos intestinos até que elas saiam do corpo.”

8.O CHICLETE PERMANECE NO ESTÔMAGO POR 7 ANOS?
“A maior parte das vezes, seu estômago não consegue quebrar as moléculas da goma da mesma maneira como faz com os alimentos. O açúcar e outros adoçantes do chiclete podem ser absorvidos, mas as ceras, resinas e elastômeros resistem ao poder dos sucos gástricos que tentam rompê-los. Entretanto, seu aparelho digestivo tem outra maneira de lidar com as coisas que estão na sua barriga. (...) O trato digestivo simplesmente continua empurrando essas coisas intestinos afora, até que elas saiam por outra extremidade. Em geral, o chiclete acaba no vaso sanitário, um ou dois dias após ter sido engolido, expelido pelo movimento peristáltico que empurra substâncias existentes nos intestinos até que elas saiam do corpo.”

9.É PRECISIO BEBER NO MÍNIMO 8 COPOS DE ÁGUA POR DIA?
“Ficamos sempre perto dos preciosos garrafões de água e fazemos o melhor possível para nos obrigar a beber os afamados oito copos, acreditando enquanto isso que beber água suficiente nos ajudará a perder peso. O problema é que não existem motivos médicos que endossem tal recomendação. (...) Na verdade, os estudos científicos apontam que já consumimos líquido em quantidade suficiente com o que comemos e bebemos todos os dias. Não estamos todos desidratados.”

10.É PRECISO ESPERAR UMA HORA PARA ENTRAR NA ÁGUA?
Em nossa pesquisa, não conseguimos encontrar nenhum caso de afogamento, ou de quase afogamento causado por refeição prévia. (...) É verdade que o aparelho digestivo direciona para a barriga uma parte da circulação sanguínea dos músculos, depois de comer, para ajudar na digestão. Como ocorre com qualquer exercício imediatamente após comer, você talvez se sinta desconfortável se for nadar após uma farta refeição. Mas mesmo que tenha cólica, é muito improvável que venha a ficar completamente imobilizado. Se sentir cólica, deve simplesmente sair da água e dar um descanso para o corpo.

Por Natalia Cuminale

Nenhum comentário:

Postar um comentário