TEMÁTICA


“Uma boa teoria deve satisfazer a dois requisitos: Precisa descrever com precisão um número razoável de observações, com base em um modelo que contenha poucos elementos arbitrários; e deve prever com boa margem de definição resultados de observações futuras. Qualquer teoria é sempre provisória, no sentido de que é apenas uma hipótese, você nunca poderá prová-la em definitivo. Não importa quantas vezes os resultados das experiências estejam de acordo com algumas teorias, não se pode ter certeza de que a próxima vez o resultado não irá contradizê-las. Por outro lado, você pode refutar uma teoria por encontrar uma única observação que não concorde com as suas previsões”

Stephen Hawking (Uma Breve História do Tempo)

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico.

Consulte sempre um profissional da saúde.

4 de mai. de 2010

Espanhol que teve parte do rosto transplantada aparece pela primeira vez




O paciente espanhol que passou por um transplante parcial de rosto, em janeiro, apareceu em público pela primeira vez nesta terça-feira, em um encontro com a imprensa no Hospital Universtirário Virgen del Rocio, em Sevilha, na Espanha. Os médicos substituíram dois terços do rosto do paciente por causa de uma doença congênita que o deixou deformado.


Médicos substituíram dois terços do rosto do paciente por causa de uma doença congênita (Foto: AFP)



O paciente, que foi identificado apenas como Rafael, passou por uma delicada cirurgia que durou 30 horas. Nesta terça, falou com dificuldade para jornalistas sobre a experiência. "Gostaria de agradecer à família do doador e à equipe médica", disse Rafael, que estava acompanhado da mãe e da irmã.
Tomas Gomez Cia, diretor da área de cirurgia plástica do hospital, informou que Rafael optou por falar com a imprensa para incentivar doações desse tipo. Agora, o espanhol quer privacidade. "Quero que me deixem em paz", disse.
Depois da operação, Rafael diz ter se reconhecido no espelho e ter gostado do que viu, explicou Gomez. "Ele não se viu mais como um monstro e até achou que estava mais jovem." Por causa da doença, Rafael não conseguia distinguir entre quente e frio e não sentia os lábios. Graças ao transplante, agora ele consegue sentir o rosto.
Este foi o décimo primeiro transplante do tipo no mundo. Outros foram conduzidos na França, China e Estados Unidos. A operação feita em Rafael foi a segunda realizada na Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário