TEMÁTICA


“Uma boa teoria deve satisfazer a dois requisitos: Precisa descrever com precisão um número razoável de observações, com base em um modelo que contenha poucos elementos arbitrários; e deve prever com boa margem de definição resultados de observações futuras. Qualquer teoria é sempre provisória, no sentido de que é apenas uma hipótese, você nunca poderá prová-la em definitivo. Não importa quantas vezes os resultados das experiências estejam de acordo com algumas teorias, não se pode ter certeza de que a próxima vez o resultado não irá contradizê-las. Por outro lado, você pode refutar uma teoria por encontrar uma única observação que não concorde com as suas previsões”

Stephen Hawking (Uma Breve História do Tempo)

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico.

Consulte sempre um profissional da saúde.

21 de mar. de 2015

MANCHAS SENIS: O QUE SÃO?

Manchas senis: o que são? Entenda e previna!

Manchas-senisVocê já deve ter ouvido falar em manchas senis. São aquelas manchinhas marrons bastante comuns em pessoas de pele clara com idade mais avançada. Só que na verdade essas manchas não são causadas pela idade em si, e sim pelo efeito cumulativo do sol sobre a pele, daí o nome técnico (e menos popular) ser melanose solar.
As manchas senis costumam surgir nas áreas mais expostas – como o rosto, o colo, os ombros, os braços e o dorso das mãos – e são inofensivas e indolores. Sua coloração varia do castanho ao marrom, podendo ser bem pequeninas ou chegar a alguns centímetros. Se você tem pele clara, mas não costuma passar filtro solar diariamente, aqui está mais um motivo para adotar esse hábito. E lembre-se: o certo é usar o filtro solar todos os dias e não somente quando for à praia, pois mesmo no percurso de casa para o trabalho essas regiões podem ficar expostas ao sol.
Para quem já apresenta as manchas senis, unguentos descolorantes podem deixá-las menos visíveis, e alguns procedimentos médicos – como terapia a laser ou crioterapia – podem fazê-las desaparecer. Também é possível descolorir as manchas senis de forma natural, usando produtos para esfoliação que normalmente temos em casa.

O básico para prevenir as manchas senis

É possível prevenir as manchas senis – ou evitar que piorem – com estas estratégias para se proteger do sol:
  • Evite exposição direta ao sol entre 10 horas e 16 horas no verão e entre 10 horas e 14 horas no inverno.
  • Passe bastante filtro solar 30 minutos antes de sair de casa e reaplique conforme necessário. Use um fator de proteção solar (FPS) mínimo de 15, embora muitos dermatologistas hoje afirmem que o FPS 30 é o melhor. Procure produtos que contenham óxido de zinco, ecamsule, avobenzona e oxibenzona, que são substâncias que contribuem para uma proteção da pele com qualidade superior.
  • Escolha roupas que sejam projetadas para absorver os raios ultravioleta do sol, quando permanecer ao ar livre por longo período.

Máscara anti-idade para manchas senis

E se você já tem algumas manchas senis, use este tratamento de beleza para ajudar a suavizá-las. Além disso, essa máscara ainda deixará sua pele purificada!
Você vai precisar de:
2 colheres (sopa) de iogurte natural
2 colheres (chá) de aveia em flocos
1 colher (chá) de suco de limão
1 colher (chá) de sal marinho
O passo a passo:
1. Bata bem no liquidificador todos os ingredientes até formar uma pasta.
2. Massageie as manchas senis nas mãos e braços (não use a máscara no rosto, pois pode ressecar demais a pele mais sensível da região).
3. Deixe agir no local por 20 minutos e enxágue bem com água. Lembre-se de usar uma vez por semana.

Desde que descobriu que era possível ganhar a vida lendo, teve a certeza de que trabalharia com livros. Apesar de ser caseira, adora viajar (paradoxal, não?!) e encontrar os amigos. Suas grandes paixões são a família, o marido e... chocolate!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário